Web Rádio Nacional

A história da confeitaria está diretamente ligada ao surgimento da técnica de processamento da cana-de-açúcar Foto: Freepik

Dia do confeiteiro: saiba quais são os doces brasileiros mais apreciados internacionalmente

Portugueses foram responsáveis por trazer as mudas de cana-de-açúcar para o Brasil que hoje é o maior produtor mundial de açúcar

O Dia do Confeiteiro é comemorado em 2 de janeiro, com objetivo de homenagear profissionais talentosos, responsáveis pela criação e apresentação de variados e saborosos tipos de doces. A história da confeitaria está diretamente ligada ao surgimento da técnica de processamento da cana-de-açúcar, produto nativo do sul do Pacífico (Polinésia).

Com a chegada da planta no Continente Europeu, os portugueses foram pioneiros no processamento de açúcar, tornando-os assim, referência na criação de vários tipos de receitas doces. Contudo, a popularização do ingrediente ultrapassou fronteiras e em diferentes partes do mundo existem preparos que são parte da identidade cultural de cidades, estados e países.

No Brasil, a cana-de-açúcar chegou pelas mãos dos colonizadores portugueses, por apresentar condições climáticas favoráveis para plantação e processamento do açúcar. Atualmente, o país é o maior produtor do mundo (716,4 milhões de toneladas produzidas em 2024), além de registrar recordes nas exportações para outros continentes.


Crédito da imagem: Freepik

Assim como em outras localidades, os doces brasileiros tiveram influências das receitas portuguesas que levavam ingredientes como ovos e frutas (compotas, marmelada, goiabada, fio de ovos e docinhos de festas). No entanto, a criatividade dos culinaristas e gastrônomos foi responsável pelo desenvolvimento de vários outros preparos que utilizam ingredientes regionais.

Além dos doces, os profissionais confeiteiros se aperfeiçoam continuamente na criação de bolos, tortas e sobremesas que são reconhecidos mundialmente. Segundo o portal de gastronomia Taste Atlas, em 2024, os doces mais bem pontuados do país foram: torta de brigadeiro (bolo), pudim de leite condensado, mousse de maracujá, bombocado, pavê e doce de leite.

Se você deseja aprender a preparar bolos confeitados, doces de festas e outros preparos de sobremesas, o Senac EAD disponibiliza vários cursos livres que irão aperfeiçoar seus conhecimentos. Do mesmo modo, se o objetivo é trabalhar profissionalmente no setor de gastronomia, a instituição oferece a graduação de Tecnologia em Gastronomia e pós-graduação em Serviços de Alimentação.

Acesse o site e confira o portfólio completo de cursos livres e a formação profissional em gastronomia.


Crédito da imagem: Freepik

Livros especializados em confeitaria

E para quem atua profissionalmente na culinária ou gosta de adquirir publicações de qualidade sobre alimentação e gastronomia, a Editoria Senac São Paulo tem o livro ideal, o Manual Prático da Confeitaria Senac. O conteúdo apresenta de maneira didática, os conhecimentos técnicos essenciais para o preparo profissional de diversos doces.


Editora Senac São Paulo

As receitas disponíveis no manual incluem: massas, cremes, sobremesas, tortas, bolos, preparações com chocolate e produções geladas, todas recheadas de dicas, explicações passo a passo e imagens. Os autores presenteiam o leitor, ainda, com duas receitas criadas exclusivamente para o livro, evidenciando sua originalidade.

Contando com a experiência e o conhecimento de profissionais da própria instituição em parceria com outros especialistas, o conteúdo da Série Senac Gastronomia tem o objetivo de trazer ao leitor, as bases teóricas da área aliadas à qualidade consolidada do modo de fazer Senac. Se você ficou interessado na publicação, clique no link e confira os detalhes do livro.

Sobre o Senac EAD

Com quase 80 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil, apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

Mais Recentes

PUBLICIDADE

Programação da Web Rádio Nacional
Rolar para cima